Rua Rui Barbosa, 200 D Centro, Chapecó/SC
3323 3034 | 49 99917 3034centrodecoluna@centrodecoluna.com.br
AGENDAR CONSULTA
Postado em 07 de Janeiro às 14h40

Como evitar a postura "corcunda"?

Quando vista de frente, a coluna deve ser retilínea, mas ao se olhar de lado, ela deve ter curvaturas fisiológicas.

Muitos problemas podem acentuar essa curvatura e causar dores e doenças, como a cifose.

Na verdade, cifose é o nome que se dá à curvatura natural da coluna na altura do tórax, de modo que a cabeça permaneça centralizada em relação com a pelve.

Sintomas:

Quando há o aumento da cifose, é possível notar:

- Diferença na altura dos ombros;
- A cabeça fica inclinada para frente;
- Quando se inclina o tronco para frente, a parte superior das costas parece ser mais alta que o normal;
- Encurtamento da musculatura da parte posterior das pernas;
- Dor nas costas, mas é raro que seja intensa.

Mas, o principal sintoma é a ?corcunda? que se observa nas costas, especialmente, em idosos.

Causas:

Há dois fatores principais para o aumento da cifose em idosos: surgimento de fraturas decorrentes de osteoporose (que achatam as vértebras) e a degeneração dos discos intervertebrais.

Tratamentos:

Bem, no caso de idosos, é essencial que se trate primeiro a causa do aumento da cifose.

No caso da osteoporose, o diagnóstico precoce, feito por meio de densitometria e outros exames, pode ser o diferencial para manutenção da qualidade de vida do paciente, além da mudança de hábitos: como alimentação saudável e prática de atividades físicas.

Já quando a causa é a degeneração dos discos intervertebrais, há uma limitação quanto ao tratamento, não existe medicação que age diretamente nestas estruturas. Neste caso, o melhor caminho é a prática de exercícios posturais, que melhoram a dor e a estética do paciente, porém, têm limitações em relação à correção das deformidades posturais que já se apresentem rígidas.

Qualquer que seja a causa da cifose, é importante que o diagnóstico e o tratamento sejam indicados por médicos especialistas.

E todo e qualquer exercício tenha acompanhamento de profissionais da área.

Você sente algum tipo de desconforto nas costas? Você pode entrar em contato, agendar uma avaliação e conhecer nossa clínica que trata os pacientes como devem ser tratados: como pacientes, não portadores de doenças.


Veja também

Ler ( Lesão esforço repetitivo)30/07/15 Tudo o que você nunca soube sobre uma doença que ainda não conhece, mas pode ter. O que é LER? As lesões por esforços repetitivos, conhecidas no Brasil como LER, são produzidas por um conjunto de situações que dependem da organização do trabalho( causas externas ) e das condições físicas e emocionais das......
Jovens desenvolvem tumores na coluna? 20/10/20 Infelizmente a resposta é sim. Antes, é preciso explicar o que é um tumor Os tumores são formados quando células do nosso corpo se multiplicam de forma desorganizada. Neste processo, elas formam um agrupamento dentro de um determinado órgão ou estrutura,......
Medidas para uma Coluna sadia21/07/15 1. Faça exercícios para conservar os limites de movimentos mais fáceis e indolores e para manter um bom tônus muscular. 2. Quando sentado use um suporte lombar, e se possível, reclina o encosto. 3. Use cadeira com suporte......

Voltar para BLOG