Dr. Rafael Ricardo Lazzari Diretor e Responsável Técnico
CRM: 4070 | RQE: 11.662
Rua Rui Barbosa, 200 D Centro, Chapecó/SC
3323 3034 | 49 99917 3034centrodecoluna@centrodecoluna.com.br
AGENDAR CONSULTA
Postado em 08 de Setembro de 2021 às 08h57

Artrite Reumatoide e manifestações na coluna vertebral.

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória sistêmica crônica e é a segunda patologia reumática que mais acomete a população brasileira, em especial as mulheres, com idade entre 30 e 50 anos.

É uma doença grave, progressiva e incapacitante, que provoca deformidades nas articulações e pode haver complicações na coluna e sintomas neurológicos.

De modo geral, quando falamos de atrite, queremos nos referir à artrite reumatoide, doença que envolve alterações dos genes ligados a um fator externo, mas sem causa conhecida.

É muito comum se confundir a artrose com a artrite. A diferença está no local em que se manifestam os sintomas e o público atingido.

Na osteoatrite, nome correto da artrose, atinge pessoas com idade mais avançada e a artrite reumatoide pode ocorrer em todas as idades e, como dito, sua incidência é maior entre as mulheres. Ambas atingem as mãos, mas a artrite reumatoide afeta as articulações mais próximas ao punho ou o próprio punho.

Muitas dores

Quem sofre com a artrite reumatoide se queixa de uma dor constante, que pode levar a quadros depressivos.

No início, as dores e a rigidez se manifestam apenas pela manhã, com aquela sensação de acordar ?enferrujado?. As mãos ficam duras e doloridas, esta sensação tende a desaparecer após 1 hora e o paciente passa o dia sem sintomas, até a manhã seguinte.

Isso ocorre porque, enquanto a pessoa está em repouso, líquido começa a se acumular nas articulações, dando início ao processo inflamatório. Depois que o paciente se movimenta, o líquido circula, diminuindo a dor.

O grande problema da artrite reumatoide é que, por se tratar de uma doença gradual, os pacientes acabam por se acostumar com os sintomas matinais e procuram ajuda somente quando há piora significativa.

Os pacientes que procuram ajuda médica logo no início das manifestações dos sintomas, terão um melhor diagnóstico e, portanto, um tratamento mais eficaz, o que proporcionará uma evolução mais lenta.

É possível, sim, com o tratamento e acompanhamento corretos, ?estacionar? a doença e conviver com ela, mantendo a sua qualidade de vida e, principalmente, a dor, longe!

Por isso, sempre insistimos: sentiu uma dor ou um desconforto, procure um médico, somente ele pode fazer o diagnóstico e te indicar o melhor tratamento!

Aqui no Centro de Coluna somos especialistas em cuidar de pessoas! Em cuidar de você!

Veja também

Cadeira Ideal21/07/15 1. Deve ser estofada, de forma a reduzir a pressão do peso do corpo sobre os discos intervertebrais, e de preferência, revestida com tecido que permita a transpiração. 2. Deve ter altura regulável e fácil acionamento do mecanismo, adequando-se assim a pessoas de diversas estaturas. 3. A dimensão ântero-posterior do assento não pode ser nem muito......
Recomendações Para Pacientes Reumáticos21/07/15 O médico e o paciente devem estabelecer, como parte do tratamento, um programa equilibrado de repouso e exercícios. Haverá mais repouso e menos exercícios num estágio mais agudo ( mis grave), isto é, na......
Travei a coluna, e agora? 05/03/21 Você já se sentiu um robô? Não destes modernos, superlegais, que parece pessoas. Não! Você já se sentiu como aqueles robôs antigos, todo de metal, quadrado, que anda esquisito? Não?!......

Voltar para BLOG