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Informações Preventivas e Ergonômicas

OS 23 MANDAMENTOS DA COLUNA.

1-Exercícios para conservar os limites de movimentos mais fáceis e indolores e um bom tonus muscular.
2-Quando sentado usar suporte lombar e reclinar o encosto, quando possível.
3-Usar uma cadeira com suporte de braço, quando possível.
4-Quando sentado se movimentar com o banco.Evitar levantar frequentemente.
5-Determinar se a posição fletida( inclinada para frente) ou extendida( inclinada para trás) é melhor para você.Usualmente a posição erecta ou ligeiramente fletida é a escolhida.
6-Usar esta posição caminhando, em pé, sentado e deitado.
7-Quando deitado, durante dor severa, fletir os quadris( junta das coxas) em 90 graus.
8-Tente dormir , no chão, encima de três cobertores durante dor severa.
9-Use uma cama reta e firme.
10-Levantar o peso não curvando a coluna e sim fazendo força com as pernas, e o peso sempre próximo do corpo.
11-Desenvolver a musculatura do tronco fazendo exercícios para as costas e abdomen.Caminhar é um excelente exercício.
12-Cuidado ao abrir e fechar janela.
13-Evitar súbitos aumentos de peso quando levantando ou carregando.
14-Evitar levantar muito peso e atividades maiores.
15-Nadar é geralmente um excelente exercício tanto na fase aguda da dor e na crônica.
16-Evitar obesidade.
17-Sentar na borda da cama ou da mesa para facilitar a troca de roupa.
18-Evitar atividades que provocam dor.
19-Quando em pé, por longo período de tempo, eleve um dos membros em um suporte.
20-Faça amor de lado quando estiver com muito desconforto lombar.
21-Evitar movimentos de flexão e rotação, da coluna, ao mesmo tempo.
22-Contra-indicado viagens longas.
23-Sempre empurrar os objetos e nunca puxar.

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