Tratamentos › Acupuntura Ortopédica

O Centro de Coluna Dr. Rafael R. Lazzari é inteiramente dedicado a uma ampla variedade de patologias da coluna vertebral.

Enquanto o tratamento cirúrgico é reservado a um número muito pequeno de pacientes, o tratamento conservado resolve a grande maioria dos casos. Utiliza-se muito a fisioterapia, os exercícios apropriados, o condicionamento físico e as modificações na rotina de trabalho.

Juntamente com os progressos cirúrgicos surgem novas formas de tratamento. O Centro de Coluna está fazendo uso, em determinados casos, da milenar Acupuntura, um dos métodos que mais conquistou adeptos entre os profissionais de medicina e fisioterapia, principalmente no que diz respeito ao alívio da dor e da LER, pois não possui os efeitos colaterais que o uso prolongado de certos medicamentos causa.

De acordo com a filosofia Chinesa, a Acupuntura é designada para promover uma cura natural e melhorar a função dos órgãos. Esta filosofia indica os vários meridianos ou canais pelos quais se veiculam determinados tipos de energia. A interrupção deste fluxo pode resultar no desenvolvimento de disfunção neurogênicas, podendo refletir com o sintoma de dor. A colocação de agulhas em determinados pontos produz a desobstrução destes canais.

A explicação fisiológica dos efeitos benéficos da acupuntura diz que introdução de agulhas em pontos pré-determinados, ativa o sistema neuro-humoral, facilitando a transmissão de substâncias dentro dos músculos, medula espinhal e cérebro. A liberação destas substâncias químicas é capaz de modular a percepção da sensação de dor.

A acupuntura pode ser usada em uma série de condições de dores agudas e crônicas. Normalmente é melhor usa-la associada com outros métodos de tratamento.

Como em qualquer outro tratamento, a acupuntura tem condições e contra-indicações. As sessões são realizadas em uma sala silenciosa. Dependendo do diagnóstico é que será escolhido o número de agulhas e a localização dos pontos e meridianos. A colocação normalmente não produz desconforto, pois as mesmas são muito finas. Freqüentemente, para se conseguir um melhor resultado, é feita uma estimulação elétrica. Cada sessão, incluindo a colocação das agulhas, leva 30 minutos. Após a aplicação, a pessoa poderá sentir-se relaxada e levemente fatigada, nas próximas horas. Por esta razão, após a sessão, deve-se evitar trabalhos que requeiram grande concentração. Maiores detalhes são repassados ao paciente durante a consulta.

Antes da aplicação, o paciente não deve:

• Ingerir bebidas alcoólicas.
• Efetuar refeições pesadas.
• Realizar esforços físicos excessivos.
• Ficar agitado ou nervoso.

 

Durante a aplicação o paciente deve:

• Ficar calmo e relaxado.
• Assumir uma posição solta, confortável (não ficar rígido).
• Pensar em coisas agradáveis, puras e ter a mente tranqüila.

 

Após a aplicação, o paciente deve:

• Evitar ter contato com água ou lavar as mãos por um período de 30 minutos.

Voltar para Tratamentos