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Postado em 21 de Julho de 2015 às 09h34

Medidas para uma Coluna sadia

Dicas (13)

1. Faça exercícios para conservar os limites de movimentos mais fáceis e indolores e para manter um bom tônus muscular.
2. Quando sentado use um suporte lombar, e se possível, reclina o encosto.
3. Use cadeira com suporte para braço.
4. Quando sentado, movimente-se apoiado no banco, evitando levantar a todo o momento.

5. Escolha o que é melhor para você: ficar inclinado para frente ou para trás. Ficar ereto ou inclinado para frente normalmente é a melhor posição para sua coluna.
6. A posição escolhida deve ser mantida tanto em pé quanto caminhando.
7. Se estiver sentindo dores muito fortes na coluna, deite e faça um ângulo de noventa graus com os quadris (junta das costas).
8. Durante as dores agudas, durma no chão, sobre três cobertores.
9. Use uma cama reta e firme.
10. Levante peso sem curvar a coluna. Faça força com as pernas e mantenha o objeto erguido próximo do seu corpo.
11. Desenvolva a musculatura do tronco com exercícios para costas e abdômen. Caminhar é excelente para você.
12. Abra e feche janelas com cuidado.
13. Quando estiver levantando ou carregando objetos, evite movimentos bruscos.
14. Não levante mais peso do que pode agüentar e evite atividades de alto desgaste.
15. Nadar é um excelente exercício para as fases de dores crônicas e agudas.
16. Evite a obesidade.
17. Sente na borda da cama ou da mesa para trocar de roupa.
18. Evite atividades que provoquem dor.
19. Se ficar em pé por muito tempo, apóie uma das pernas em um suporte alto.
20. Faça amor de lado quando estiver com muito desconforto lombar.
21. Evite movimentos de flexão e rotação da coluna ao mesmo tempo.
22. Viagens longas são contra-indicadas, na crise.
23. Nunca puxe objetos: empurre-os.

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