Blog

Postado em 31 de Julho de 2015 às 09h16

Hérnia de Disco

Dúvidas (7)
Centro de Coluna Chapecó/SC Tudo o que você nunca soube sobre uma doença que ainda não conhece, mas pode ter. O que é LER? As lesões por esforços repetitivos, conhecidas no Brasil como LER,...

Tudo o que você nunca soube sobre uma doença que ainda não conhece, mas pode ter.

O que é LER?

As lesões por esforços repetitivos, conhecidas no Brasil como LER, são produzidas por um conjunto de situações que dependem da organização do trabalho( causas externas ) e das condições físicas e emocionais das pessoas (causas internas, ralacionadas com o tipo de personalidade e de estrutura física de cada um). Somente quando ambos os fatores ( externos e internos) se juntam é que o risco de sofrer LER aumenta.
As LER provocam dor porque são acompanhadas por inflamações que se localizam nos tendões, nos músculos e nervos do pescoço, das costas, dos ombros, dos braços, punhos e mãos, de pessoas cujo trabalho exija movimentação repetitiva dos braços e das mãos, posturas incorretas e , mais frequentemente, a associação de ambas.
A coluna vertebral possui 33 vértebras e 23 discos. O disco está situado entre cada vértebra e servem para amortecer os choques e permitir mobilidade da mesma.

O disco é constituído de 2 partes: Uma parte externa que imita as lonas de um pneu e uma porção central macia que é chamado de núcleo.

A ruptura da porção externa do anel permite um vazamento do núcleo dentro do canal vertebral causando pressão na medula ou raízes nervosas no nível correspondente. Isto é chamado de hérnia de disco que podem ocorrer ao nível de coluna cervical, torácico e mais comumente em região lombar.

Causas: Podem ter várias causas como traumatismos, má postura, envelhecimento natural e fatores genéticos.

Sinais e Sintomas:Dor lombar ou cervical acompanhado ou não de irradiação para membros superiores e ou inferiores podendo ocorrer perda da força e sensibilidade. Em casos mais avanças pode haver perda do controle urinário e das fezes.

Tratamento: Depende da severidade dos sintomas. Mais ou menos em 80% dos casos podemos tratar.

Veja também

LER31/07/15 Quem pode desenvolver a LER? As LER não atingem somente os digitadores, os caixas de banco e os trabalhadores das linhas de montagem. Ela existe entre os artistas( músicos, bailarinos, pintores), entre os atletas (vôlei , tênis, natação), entre os profissionais liberais (dentistas , arquitetos). Enfim, elas podem ocorrem com qualquer pessoa que execute atividades......
Canal Vertebral31/07/15 Canal Vertebral O canal vertebral segue as diferentes curvas da coluna vertebral. É grande e triangular nas regiões onde a coluna possui maior mobilidade (cervical e lombar) e é pequeno e redondo na região que não possui......
Estenose de Coluna30/07/15 É um estreitamento do canal onde passa a medula e a cauda equina. Sintomas: Paciente relata dor cervical ou lombar por vários anos associado a um recente dessenvolvimento de dor em membros inferiores ou superiores, dormência,......

Voltar para Blog