Blog

Postado em 30 de Julho de 2015 às 22h16

Escoliose ( Coluna torta, coluna fora do lugar, desvio de coluna)

Doenças (14)
Centro de Coluna Chapecó/SC INTRODUÇÃO É uma curvatura anormal da coluna vertebral. Cerca de 2 a 3 em cada 100 adultos jovens desenvolvem alguma forma anormal de curvatura. Felizmente somente a minoria...

INTRODUÇÃO

É uma curvatura anormal da coluna vertebral. Cerca de 2 a 3 em cada 100 adultos jovens desenvolvem alguma forma anormal de curvatura. Felizmente somente a minoria necessitarão de tratamento especial. Devemos cuidar da curvatura , principalmente, no período de grande crescimento onde ela pode aumentar com maior rapidez. A chave para controlar a escoliose é detectá-la no seu início. Tratando precocemente podemos evitar, em muitos casos a cirurgia. A escoliose não pode ser prevenida e não deve ser confundida com má postura.

O QUE É ESCOLIOSE?

Quando observamos uma pessoa de costas sua coluna deverá ser reta. Neste plano podemos encontrar vários tipos e graus de desvios que são chamados de escoliose. O tipo mais comum são a que tem a forma de um S.

CAUSAS DA ESCOLIOSE?

O tipo mais comum é a de causa desconhecida. Ocorre , principalmente, na idade entre 10 e15 anos, quando a coluna cresce rapidamente. A escoliose moderada aparece , em igual proporção , entre homens e mulheres. A progressão é maior no sexo feminino. Na maioria das vezes não há necessidade de fazer cirurgia. Em geral quanto maior a curvatura maior a possibilidade de progressão.

SINAIS E SINTOMAS

• Problemas com as roupas.
• Ombros desnivelados.
• Um lado do tórax está mais proeminente que o outro.
• Costelas elevadas em um lado.
• Quadril desnivelado.

TESTES PARA DETECTAR ESCOLIOSE

Em países do primeiro mundo é realizado no colégio. Uma vez detectado a escoliose o especialista de coluna deverá ver o paciente de 4 em 4 ou de 6 em 6 meses para ver se houve ou não progressão do quadro. Felizmente a grande maioria das curvas não progridem

COMO A CURVA É MEDIDA

O exame usado, para medir a curvatura, é o raio x. Através deste medimos o ângulo e a rotação vertebral. Sabe-se que curvaturas pequenas entre 10 e 20 graus não há necessidade de tratamento podendo levar uma vida normal. Se a curva evoluir além de 25 graus e sua coluna estiver ainda crescendo, um colete será recomendado. Uma vez o crescimento cessado o colete perde o seu efeito. A cirurgia é recomendada para curvas maior que 40-50 graus.

TRATAMENTO

Depende muito da maturidade óssea. A maioria das meninas param de crescer com 14 anos( meninos com 16-18anos). O crescimento ósseo é monitorado com o raio x. O tratamento será baseado levando em conta o grau da curvatura e a idade óssea.
Muitos adolescentes deverão consultar a cada 4-6 meses durante seu período de crescimento ativo. Alcançando a maturidade esquelética não significa que a escoliose pare de aumentar .É recomendado manter o corpo sempre em boa forma.

EXERCÍCIO

Exercício é muito bom para manter a forma e não para corrigir curvaturas da escoliose.

COLETE

É recomendado quando a curvatura for maior que 25 graus e não aconselhado em escoliose severa. Há vários tipos de coletes para serem selecionados. A função do colete é de segurar sua coluna na posição melhor possível e evitar que a curvatura aumente.

CIRURGIA

Nos casos de curvaturas maior que 40-50 graus.

Veja também

LER31/07/15 Quem pode desenvolver a LER? As LER não atingem somente os digitadores, os caixas de banco e os trabalhadores das linhas de montagem. Ela existe entre os artistas( músicos, bailarinos, pintores), entre os atletas (vôlei , tênis, natação), entre os profissionais liberais (dentistas , arquitetos). Enfim, elas podem ocorrem com qualquer pessoa que execute atividades......
Ler ( Lesão esforço repetitivo)30/07/15 Tudo o que você nunca soube sobre uma doença que ainda não conhece, mas pode ter. O que é LER? As lesões por esforços repetitivos, conhecidas no Brasil como LER, são produzidas por um conjunto de......

Voltar para Blog