Rua Rui Barbosa, 200 D Centro, Chapecó/SC
3323 3034 | 49 99917 3034centrodecoluna@centrodecoluna.com.br
AGENDAR CONSULTA
Postado em 07 de Julho às 09h35

Como tratar dores causadas durante a internação hospitalar?

Segundo dados do Sistema Único de Saúde, o período de internação/convalescença de uma pessoa que foi infectada pela covid é de 22 dias. Neste período, em função do acamamento, muitos pacientes desenvolvem problemas na coluna.

Durante este tempo, o paciente fica sem se movimentar, o que se dirá de alongar e exercitar? E a coluna sente bastante esta inatividade.

Dois problemas tem se mostrado mais comuns em pacientes pós-covid. A dorsalgia e a osteopenia.

A dorsalgia é a dor na coluna sem causa aparente e que pode ser decorrente de vários fatores isolados ou associados, como permanecer na mesma posição (deitado, por exemplo) por muito tempo. Ela acontece por causa da abundância de nervos localizados na coluna e ela acontece quando estes nervos ficam inflamados e pode irradiar para outras partes, como braços e pernas.

Em casos simples, o tratamento para dorsalgia segue o tradicional, com uso de medicamentos e fisioterapia. Em idosos, há um agravamento do quadro, em função da própria idade e histórico do paciente, este grupo pode necessitar de tratamentos mais complexos, como cirurgias para retirada de pressão nos nervos da região da coluna.

Já a osteopenia não é uma doença propriamente dita, ela é uma pré-condição para o desenvolvimento da osteoporose e ela acontece quando é detectada a falta de densidade mineral nos ossos da região espinhal. Nos quadros pós-covid, a osteopenia acontece em função das restrições clínicas impostas pelo tratamento. Muitos pacientes deixam, inclusive, de se alimentarem adequadamente, o que diminui ainda mais a absorção de nutrientes pelo organismo.

Para os pacientes que apresentam osteopenia no pós-covid, é necessário investir em uma dieta rica em cálcio, como leite e derivados, praticar atividades físicas (sempre com o devido acompanhamento) e respeitar as orientações do médico de acompanhamento da covid.

Aqui no centro de Coluna temos à sua disposição uma gama de tratamentos para as mais variadas doenças que acometem a coluna. É o nosso compromisso cuidar da sua saúde e devolver a você a sua qualidade de vida! Acesse o nosso site e conheça mais sobre a nossa clínica!

Veja também

Quais os benefícios da ventosaterapia? 23/10/20 A Ventosaterapia é um tratamento não invasivo, que tem como procedimento básico a colocação de campânulas (ou copos) de vidro sobre a pele, gerando sucção no local, como ventosas dos polvos. Não há um consenso sobre o surgimento da técnica, mas acredita-se que tenha aparecido primeiramente na Ásia, entretanto, há relatos de uso pelos indígenas aqui nas Américas, antes da chegada dos europeus. Como a ventosa......
Cuidados gerais com a hérnia cervical07/04/10 No carro: Evitar viagens longas O mesmo deve ser confortável Usar sempre o retrovisor pois evitará torcer o pescoço. Evitar arrancadas bruscas Cuidados com os buracos e quebra- molas....

Voltar para BLOG